quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Arquitetura: Espaço Gourmet.

Olá bloguetes,

Espaço Gourmet, o que é?

O termo “Espaço gourmet” (churrasqueira, espaço para mesas e lazer) é novidade ainda para algumas pessoas. Por isso resolvi falar um pouco dele aqui no blog.Todo mundo pode ter,ele tem esse nome mais chic de uns anos para cá, porque antes era conhecido como espaço para churrasqueira. E que brasileiro não curte tudo isso? Um churrasco, um chopp entre amigos, uma rede e uma cadeira preguiçosa pra deitar.O Espaço gourmet, nada mais é do que uma continuação da casa (da cozinha), com um espaço para mesas, sofás num ambiente mais externo,com a churrasqueira e suas mordomias. É uma segunda cozinha, uma cozinha de lazer, por isso a chamamos de Gourmet.

 “A palavra gourmet tem ascendência francesa e o seu significado original designava os bons apreciadores de vinho, os verdadeiros conhecedores. Atualmente já faz parte do vocabulário português e alargou o seu âmbito a tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade.”

Vou mostrar uma fotos de exemplos de espaços Gourmets,eles não necessariamente precisam estar do lado externo,como disse, é uma “cozinha lazer”, geralmente é maior, com muitas mesas e apoios, e o famoso fogão cook top,pequeno, prático, que fica na bancada, dando espaços para mais pessoas cozinharem juntas e curtirem os momentos gourmets.Seguem as fotos:

Achei simples e bonito. É tipo da cozinha "nada demais" que tem o maior charme, pela churrasqueira revestida de tijolinhos e as panelinhas penduradas.

A foto do mesmo espaço, outra vista. Reparem no balcão com o cook top e o forninho ao lado. Um charme!
Esse espaço com certeza já foi muito antigo e foi reformulado,a parede foi mantida e uma pintura do mapa mundi foi feita.O balcão é gigante e o espaço maravilhoso, com certeza um galpão abandonado que deu vida ao local

Essa foto coloquei para mostrar como o balcão pode ser o MUST do lugar.A coifa também é importante, ajudando a limpar o ar para evitar cheiros e aqui no caso influencia na decoração.

Aqui um espaço simples, porém bem racional, com cara de cozinha, mas com a churrasqueira.

 Espaço não é problema para se ter um Espaço Gourmet.Reparem, tudo junto numa paredinha só. Não ficou tudo muito bem pensado?

Elementos compõe todo o espaço,totalmente integrado há um espelho d´água que faz o jardim junto a sala de jantar/cozinha.

Essa casa é meu sonho de consumo, por isso resolvi colocar todas as fotos dela.É uma casa para jovens do Green Home in Vietnam by MM++ Architects. Ela é simples, mas muito bem pensada.

O espaço gourmet está junto à sala, tudo em um ambiente só, com um jardim ao lado.não é muito lindo?

 Reparem que existe uma abertura na parede para entrar luz e ar.
 Planta baixa - pavimento térreo.
 Planta baixa- Superior
Vamos nos inspirar e procurar arquitetos para projetarem essa casa para vocês? estou à disposição.
Esse espaço, sem comentários. Deve ser de fórmica o balcão. Fica bem legal usar cores fortes, se você não enjoar rápido das coisas. A parede de pedra deixa o ambiente mais aconchegante. A parte externa é mínima. Mas bem aproveitada.
Cozinha divertida? eu adoro.

Fonte fotos: Site Terra/ Reprodução.
Só a vista desse espaço gourmet já fala tudo não é mesmo? Simples, mas para que a gente precisa mais num lugar desses?

Sem desculpas para não fazer um espaço gourmet na sua casa.Pode ser pequeno, mas é importante ter um espaço de lazer para reunir amigos e família.Quem não gosta?

*Se quiser um estudo, não hesitem em entrar em contato:
Kasa Mater

Dicas da Babi para um bom espaço gourmet:
• Balcões grandes suficientes equivalente ao seu espaço.Tanto para apoio das pessoas e/ou comida.
• Uma boa churrasqueira, para que não espalhe fumaça por tudo e não faça sujeira.
• Fogão cook top. Pequeno, prático e rápido para pequenos cozimentos.
• Prefira balcão mais alto, com banquinhos mais altos, para que as pessoas convidadas fiquem "separadas" quando não forem cozinhar e não fiquem debruçadas na comida.
•Se o ambiente for um pouco fechado, escolha uma coifa para o fogão.
• Componha o ambiente com plantas e paredes diferentes, caso seu espaço gourmet não tiver vista. Querendo ou não, ele será seu espaço de permanência no lazer.

Gostaram? Mais dúvidas, me procurem.
Um beijo.

13 comentários:

  1. eu amei, com certeza minha casa terá um desse. adoro churrasquinho, jantarzinho e bagunça , mas mt bagunça com os amigos rs

    *Não perca o sorteio que está rolando:http://umanoitemparis.blogspot.com.br/2012/08/parceria-mimo-e-sorteio.html

    Grande beijo!
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii obrigada pela visita, já estou seguindo aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Awn eu vou começar a faculdade de arquitetura agora e sou completamente apaixonada por esses espaços gourmet's, concerteza estarão presentes não só nos meus projetos, como na minha casa. kk
    Beijo flor.
    To segundo tá? *-*

    ResponderExcluir
  4. Já to seguiiiiiiindo,
    a pedidos eu ja coloquei a caixinha de seguidores no meu blog, entra lá e me segue também

    Bjos bjos

    http://amandasartorio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá fofo amei muito o seu blog , te convido para conhecer o meu também ! e jja estou te seguindo ! Beijinhoos !!!


    http://cantinhodamooda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lindona !
    Cada espaço um mas chic do que o outro eu adorei achei um luxo.
    Seguindo e amando seu blog.
    Espero sua linda visita.
    Meu Blog: http://www.plantaodabeleza.com.br/
    Minha Lojinha: http://lojinha-blogchic.blogspot.com/
    BeijosssssssssssSimara

    ResponderExcluir
  7. ai que sonho hein um mais lindo que o outro ...

    te convido pra passar no meu e participar do sorteio q esta rolando

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaa, que coisas lindassss!!
    Sabe que tenho o Blog de moda, mas vou fazer faculdade de arquitetura? amo!!!
    Nem preciso dizer que teu blog está nos meus favoritos?!

    Segue o meu?
    Beijos!
    http://closetdabe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou enlouquecida por decoração, gosto muito de ver! A cozinha mais "compacta" com tudo na paredinha achei perfeita!

    Tô seguindo, se puder segue meu blog também?

    http://lasgarras.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. É muito lindo um ambiente bem decorado neh... meu sonho, q vai ser realizado no futuro:)
    Beijos,Carol Nana

    www.chadatarde.com

    ResponderExcluir
  11. Uau q lindeza!!!
    parabens amei seu blog e to seguindo!
    muito show aqui!
    tenho varios sorteios sera um prazer q participe ok
    fique com Deus
    Beijão ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com
    www.facebook.com/coisasdeladdy

    ResponderExcluir
  12. olá flor nossa ameiiiiiiiii o post!!!
    Obrigada pela visita no meu Blog!!!
    Bjim e Volte Sempre!!!
    Bel Carvalho
    http://actualprettyandfashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. ooi querida, retribuindo a visita, eu adorei o seu blog, muito lindo, estou seguindo ta? *-*
    também faço arquitetura, em que semestre você está? *o*

    ResponderExcluir

Adóroo o comentário das minhas bloguetes!
*Amo o que faço, estou aqui para compartilhar informações e novidades, se para você não é importante, não perca tempo escrevendo bobagens nos comentários.*